sábado, 29 de outubro de 2011

Arte culinária

Finalmente o fashion FOOD arts vai fazer jus à comida que faz parte do título do blog. Nesse espaço, colocarei alguns pratos que me chamaram a atenção, seja pela forma apresentada, sabor ou simplicidade, já que o incrível da cozinha é saber fazer pratos simples, mas que tenham um diferencial, aquele toque que o torna o destaque para o paladar e para os olhos.


O primeiro prato escolhido foi o cuscuz que fez parte do menu servido do preview da coleção Asa Branca do Ricardo San Martin. O menu foi elaborado pelo chef César Alex juntamente com Ricardo, que fez uma junção perfeita da proposta sugerida pela coleção, o nordeste. César serviu pratos com base na culinária nordestina e o melhor de tudo: a gente pode fazer em casa e servir aos amigos numa ocasião especial!

O menu servido foi: purê de Jerimum com crocante de abóbora, cuscuz com carne de sol cebola roxa e pesto de coentro, mini tapioca com carne de sol na nata, bolo de milho cremoso com sorvete de cajá e queijo coalho chapeado com sorvete de rapadura.

Como uma boa apreciadora da massa de milho, decidi destacar aqui o cuscuz. Com uma apresentação muito bonita e um sabor diferenciado, o prato ganhou sua estrela por causa da variação de molho pesto feita pelo chef, que usou ingredientes locais para dar mais nordestinidade ao prato. Quer saber como é o molho? Aqui vai a receita, é bem simples e muito fácil de fazer:

Receita do pesto nordestino por César Alex

100 g de folhas de coentro

100 ml de azeite

5 g de sal

5 g de pimenta branca

10 g de castanha

Bate tudo no liquidificador até ficar homogêneo e sirva gelado


Por Sandra Martins.

P.S.: Obrigada ao Chef César Alex pela receita e informações culinárias!!!


Um comentário: