Esqueçam Katy Perry, Rihanna, Kesha e afins. E as “divas” momentâneas do axé. Elba Ramalho coloca todas elas no chinelo! Com uma energia contagiante, Elba deu um show no Teatro Riachuelo nesse domingo 11. O show começou atrasado, mas a cantora esclareceu logo que teve a oportunidade de falar. Burocracias às vezes protelam a entrada do artista no palco. Mas deixando esses detalhes de lado, o fato é que Elba é a verdadeira diva da música brasileira, especialmente da nordestina. Com 30 anos de carreira, várias canções que marcaram a vida de várias pessoas e um currículo que conta com parcerias e contribuições do naipe de Chico Buarque, Dominguinhos e Lenine, Elba mostrou porque é referência na música brasileira.
Emendou praticamente uma música na outra e quando parava, era pra contar os causos de sua vida, de como ela chegou ao Rio e conheceu as pessoas que mudaram a vida dela. Interagindo com a platéia e com uma ótima banda (destaque para o zabumbeiro que deu um show a parte), Elba destilou novas canções, canções de parcerias, canções de novelas, canções de nossas vidas. Chão de giz, Morena de Angola, Banho de Cheiro e uma homenagem a Nossa Senhora (que ela é devota) foram apenas algumas das pérolas cantadas por Elba.
Uma homenagem ao grande Luiz Gonzaga (que completaria 100 anos ontem) também foi feita. O hino do Nordeste foi cantado com toda a platéia no coro. As músicas românticas fizeram parte do set list e várias de Accioly Neto enfeitaram mais ainda o concerto da boa música nordestina. Ao presenciar um verdadeiro show, esquecemos completamente do levanta a mão axegístico que domina as rádios e televisões, sem falar nas bandas eletrônicas de forró, que deturpam toda a essência do ritmo presenteado por Luiz Gonzaga.
Essas cantoras de CD deveriam fazer um estágio com Elba Ramalho de como se conduzir e cantar de verdade num show. Ela sim consegue entreter, cantar, tocar, interagir e ainda atuar no palco. A sensação que temos ao fim de um show como esse é de que nossa saída de casa valeu muito a pena, pois fomos presenteados com um espetáculo da melhor qualidade e comprometimento do artista para com seu público.
Por Sandra Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário